segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Pensando em aprendizagens

 

As mudanças de foco na atenção voltada muitas vezes ao educador ou ao aluno, foram bastante importantes para transformar a maneira como a educação é proposta dentro das escolas e que reflexos elas passam para os alunos em sua vida pessoal.

Visto que para todos esses aspectos estão relacionados à postura diante da vida, suas necessidades básicas e conhecimento de políticas públicas adequadas ao bom funcionamento das diversas classes profissionais.

Podemos perceber que quanto mais fica evidente a relação de trabalho com a necessidade de uma educação eficiente, nos remete a identificar a evolução de tais conceitos até os dias atuais e a importância de estudos práticos que modernizem ainda mais os modelos de educação, para ampliar e valorizar os profissionais das diversas áreas de trabalho.


“Aprenda a organizar melhor o seu tempo e ter mais qualidade na construção de ideias e projetos.”


O estudo do contexto histórico mostra que a evolução dos moldes do trabalho atual não foi fácil, sua dependência do modelo educacional foi evidente em vários momentos. Observe que para o homem passar a ser questionador de sua situação perante a sociedade produtiva, teve que refletir o atual nível de educação disponível para isso. Ainda que essa transformação não fosse de imediato, abriria caminho para formar discussões quanto ao aproveitamento da mão de obra nos processos de trabalho. Que a cada dia perdiam espaço para as máquinas e percebiam a expansão do campo do trabalho criativo. Acompanhando assim uma etapa da evolução da relação entre o trabalho especializado juntamente com a correta educação direcionada a formação de futuros agentes transformadores do conhecimento.



“Se aperfeiçoe naquilo que mais te proporciona felicidade. Aumente na sua rotina o que te deixa bem.”





domingo, 7 de janeiro de 2024

Possibilidades pedagógicas na WEB 2.0

 Delano Oliveira Candido


No intuito de melhorar a comunicação e incentivar a produção do conhecimento de uma maneira criativa e interativa, os programas disponibilizados na internet estão se moldando de acordo com os seus usuarios. Os recursos de incentivo a produção individual e exposição de ideias estão se modernizando a cada dia.
Um video bem interessante que trata do conceito de web 2.0 e seus reflexos na educação pode ser visto logo abaixo:


O video produzido em Portugal tem como seus idealizadores Cristina Simões, José Soares, Monica Freitas, Sofia Silva e Vania Rodrigues.

A utilização dos recursos disponibilizados na web 2.0 tem uma importancia muito relevante para disseminação da educação pois a interação entre os usuarios será um forte mecanismo para alavancar ideias e proporcionar reflexões.

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Aprendizagem colaborativa

 Delano Oliveira Candido


O exercicio de expandir a educação sem existir nenhum tipo de fronteira ou obstaculo esta lançado.

A distância está cada vez menor para o conhecimento. Com o uso de todos os recursos da web, a tranferencia de conhecimento e transmissão de pensamentos e ideias está fluindo como o vento no mundo digital.

Mas pense, não seria otimo se esses conhecimentos e essas ideias por mais excelentes que sejam, pudessem ser melhoradas, aprimoradas, atualizadas e que esse resultado fosse colocado para mais pessoas poderem  usufluir dele.

Acredito que seria de grande valia para nossa cultura, para nossos amigos e principalmente para nossa educação.

Transformar o conhecimento com a ajuda de varias pessoas, seria moldar conceitos apurados dentro de qualquer assunto.

A prendizagem colaborativa tem muito o que agregar no mundo digital e na educação e distancia, pense um pouco ...

Veja o video logo abaixo e reflita.


Com todos os creditos devidos, Debora, Michele e Ana Margot, estão de parabens por incentivarem uma reflexão tão importante para os novos rumos da educação e a sua participação no mundo interativo de hoje.

A necessidade de aprendizagem existe por todos, nosso papel é torna-la o mais agradavel possivel. O ato de aprender coisas novas começa com a exposição de sua opnião.

Tente falar suas ideias, crie uma discurssão sobre um assunto que lhe é relevante. Vamos colher os resultados dessa experiencia e ver o quanto enriquecedor vai ser para nossos conhecimentos.

Comece dando sua opinião sobre esta postagem, qual sua impressão? que ideias teria a acrescentar? Crie um novo topico de discursão.

Vamos colher as ideias e transforma-las em ações significativas dentro do processo de aprendizagem colaborativa, sua participação é importantissima.

Interdiciplinaridade

 

Delano Oliveira Candido

Na educação a distancia, os ambientes virtuais foram criados para diminuir as distancias entre os alunos e os professores. Proporcionando ainda um sistema de ferramentas capaz de apresentar o conteúdo de diversas formas possíveis. Utilizando-se para isso, recursos como vídeos, arquivos de textos, hiperlinks, menus interativos, animações, chats, mensagens, fóruns, dentre outros. Antes da EAD (Educação a Distancia) as disciplinas seguiam uma interdisciplinaridade quase que natural, com base no seguinte modelo: Contexto histórico, aplicação de um conteúdo especifico e relato da conexão da ideia original com a aplicação atual do conceito.


 

 

A aprendizagem colaborativa e interdisciplinaridade.

Cleine Barbosa da Silva
A física se relaciona com várias outras ciências entre elas a matemática, seja usando seu conceito de lógica como demostrado antes, ou com a aplicação direta de formulas para a resolução de problemas físicos. A matemática possui inúmeras ferramentas para descrever fenômenos físicos como por exemplo o calculo diferencial.
A aprendizagem colaborativa é uma estratégia educativa que o professor leva para a sala de aula para uma maior interação entre aluno- aluno e aluno – professor, onde haja uma construção do conhecimento através de discussões e reflexões sobre o tema abordado.
Nesse contexto podemos abordar aqui a mediação dessa discussão, ou seja, a construção desse conhecimento através da tecnologia, utilizando o computador que é o que acontece nos cursos a distancia em todo o país. Há uma interação entre aluno-aluno e aluno-professor/tutor através de um chat ou fórum, através de hipertextos que leva a uma pesquisa ampla.
Uma discussão em um fórum ou chat sobre a aplicação de uma formula matemática para na resolução de um problema de física ou a compreensão da logica matemática para o entendimento de alguma teoria física, seria uma boa aplicação da aprendizagem colaborativa e a interdisciplinaridade entre essas ciências.
A construção de um texto colaborativo usando o google docs sobre essa discussão feita é uma outra maneira de aplicar esses conceitos.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Primeiro contato com a educação utilizando ambientes virtuais de aprendizagem

 

Inicio, experiencia e continuidade ...


Vejo a sequencia acima como a ordem que acabei seguindo desde o primeiro contato com educação a distancia. Depois da graduação e especialização na UECE observei a oportunidade de ser tutor da Ead então fui convidado a participar de um curso de formação. Desse primeiro contato surgiu o interesse, a curiosidade e a vontade de inovar. Dai em diante acabei sendo selecionado para ser tutor da graduação na UFC, fiquei bastante animado com a oportunidade e me preparei para o ritmo que seria de aulas presenciais e acompanhamento a distancia.
Na primeira aula presencial me deparei com varias realidades, primeiro que a educação a distancia aparecia com uma visão de ser mais fácil e menos exigente que a educação presencial. Segundo que a realidade de equipamentos nos interiores não ajudavam muito os alunos que apareciam com uma dificuldade em acessar a internet, poxa ... em um primeiro contato o aluno da Ead sem internet! como seria isso (pensei). Com o passar do tempo a água e o óleo foram se separando, os alunos que achavam que iria ser fácil acabaram desistindo vendo o quanto teriam que se dedicar e os alunos que realmente queriam aprender rapidamente driblavam as dificuldades, inclusive de acesso a internet. Tendo ate um relato de um que morava em um sitio e para o 3G funcionar teve que subir em uma arvore no intuito de melhorar o sinal. Bem o fato é que a vivencia, os relatos de superação e a satisfação pela aprovação na disciplina foram tornando a experiencia mais agradável e gratificante.
Realmente a Ead tem muito o que melhorar e evoluir, dependendo de tecnologia e conexões, mas no que depender de pessoas interessadas e motivadas. Esse sistema de ensino só tende a crescer e melhorar cada vez mais. Desde o meu primeiro contato vejo essa evolução e fico ainda mais gratificado por dizer que faço parte da Ead e me vejo como uma onda que de tanto bater na pedra uma hora acabara atravessando e rompendo as dificuldades.


quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Ser professor: desafios, trabalho e motivação

O professor como agente transformador da educação, tem um papel importante dentro da formação dos futuros profissionais, inclusive aqueles que serão a próxima geração de educadores. A motivação, a execução do trabalho e gratificação pelo exercício da profissão é de fundamental importância na escolha dos jovens pela carreira docente. Atualmente o mercado de trabalho está, em determinados setores, sobrecarregado de profissionais, e em outros, deficiente, pela dificuldade de encontrar pessoas qualificadas para execução das atividades, sejam de ordem técnica, tecnológica ou superior.

 

“Pensar no que gosta, fazer o que te traz felicidade.”

 

Acompanhar a evolução das relações de trabalho com o meio acadêmico e ou social dos indivíduos, sua formação e motivação na execução do trabalho, para que as pessoas possam ser direcionadas de maneira adequada à cadeia produtiva e intelectual, contribuindo para a evolução do ensino e dos estudos acadêmicos de áreas específicas.

Levando em conta sempre suas aptidões e perfis. Moldar um profissional em uma área que não lhe traga prazer em desenvolver o trabalho pode gerar consequências desastrosas no futuro. Por outro lado, ser um profissional que desempenha sua atividade com um brilho nos olhos e uma satisfação pessoal no que faz pode criar além de profissionais excepcionais, seres humanos mais felizes e prontos para uma vida repleta de sucesso.