Delano Oliveira Candido
Na educação a distancia, os ambientes virtuais foram criados para diminuir as distancias entre os alunos e os professores. Proporcionando ainda um sistema de ferramentas capaz de apresentar o conteúdo de diversas formas possíveis. Utilizando-se para isso, recursos como vídeos, arquivos de textos, hiperlinks, menus interativos, animações, chats, mensagens, fóruns, dentre outros. Antes da EAD (Educação a Distancia) as disciplinas seguiam uma interdisciplinaridade quase que natural, com base no seguinte modelo: Contexto histórico, aplicação de um conteúdo especifico e relato da conexão da ideia original com a aplicação atual do conceito.
A aprendizagem colaborativa e interdisciplinaridade.
Cleine Barbosa da Silva
A física se relaciona com várias outras ciências entre elas a matemática, seja usando seu conceito de lógica como demostrado antes, ou com a aplicação direta de formulas para a resolução de problemas físicos. A matemática possui inúmeras ferramentas para descrever fenômenos físicos como por exemplo o calculo diferencial.
A aprendizagem colaborativa é uma estratégia educativa que o professor leva para a sala de aula para uma maior interação entre aluno- aluno e aluno – professor, onde haja uma construção do conhecimento através de discussões e reflexões sobre o tema abordado.
Nesse contexto podemos abordar aqui a mediação dessa discussão, ou seja, a construção desse conhecimento através da tecnologia, utilizando o computador que é o que acontece nos cursos a distancia em todo o país. Há uma interação entre aluno-aluno e aluno-professor/tutor através de um chat ou fórum, através de hipertextos que leva a uma pesquisa ampla.
Uma discussão em um fórum ou chat sobre a aplicação de uma formula matemática para na resolução de um problema de física ou a compreensão da logica matemática para o entendimento de alguma teoria física, seria uma boa aplicação da aprendizagem colaborativa e a interdisciplinaridade entre essas ciências.
A construção de um texto colaborativo usando o google docs sobre essa discussão feita é uma outra maneira de aplicar esses conceitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário