Inicio, experiencia e continuidade ...
Vejo a sequencia acima como a ordem que acabei seguindo desde o primeiro contato com educação a distancia. Depois da graduação e especialização na UECE observei a oportunidade de ser tutor da Ead então fui convidado a participar de um curso de formação. Desse primeiro contato surgiu o interesse, a curiosidade e a vontade de inovar. Dai em diante acabei sendo selecionado para ser tutor da graduação na UFC, fiquei bastante animado com a oportunidade e me preparei para o ritmo que seria de aulas presenciais e acompanhamento a distancia.
Na primeira aula presencial me deparei com varias realidades, primeiro que a educação a distancia aparecia com uma visão de ser mais fácil e menos exigente que a educação presencial. Segundo que a realidade de equipamentos nos interiores não ajudavam muito os alunos que apareciam com uma dificuldade em acessar a internet, poxa ... em um primeiro contato o aluno da Ead sem internet! como seria isso (pensei). Com o passar do tempo a água e o óleo foram se separando, os alunos que achavam que iria ser fácil acabaram desistindo vendo o quanto teriam que se dedicar e os alunos que realmente queriam aprender rapidamente driblavam as dificuldades, inclusive de acesso a internet. Tendo ate um relato de um que morava em um sitio e para o 3G funcionar teve que subir em uma arvore no intuito de melhorar o sinal. Bem o fato é que a vivencia, os relatos de superação e a satisfação pela aprovação na disciplina foram tornando a experiencia mais agradável e gratificante.
Realmente a Ead tem muito o que melhorar e evoluir, dependendo de tecnologia e conexões, mas no que depender de pessoas interessadas e motivadas. Esse sistema de ensino só tende a crescer e melhorar cada vez mais. Desde o meu primeiro contato vejo essa evolução e fico ainda mais gratificado por dizer que faço parte da Ead e me vejo como uma onda que de tanto bater na pedra uma hora acabara atravessando e rompendo as dificuldades.
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